Centrinho de Lumiar, um local gostoso e com muitas opções de restaurantes, cafés e barzinhos, além de uma feira de artesanato nos fins de semana

Centrinho

O centrinho de Lumiar é um local gostoso e com muitas opções de restaurantes, cafés e barzinhos, além de uma feira de artesanato nos fins de semana

Laguinho no centro de Lumiar, com seus restaurantes e barzinhos

Laguinho

Laguinho no centro de Lumiar, com seus restaurantes e barzinhos

São Pedro da Serra, uma cidadezinha calma e com várias opções de restaurantes e pizzarias

São Pedro da Serra

Uma cidadezinha calma e com várias opções de restaurantes e pizzarias

Várias cachoeiras e trilhas na região de Lumiar e São Pedro da Serra

Cachoeiras e Trilhas

Várias cachoeiras e trilhas na região de Lumiar e São Pedro da Serra

Localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, o município de Nova Friburgo preserva área conservada da Mata Atlântica.

Atividades de aventura como trekking, escalada, mountain bikerafting e voo livre são praticadas nas montanhas de Nova Friburgo, Lumiar e São Pedro da Serra, as quais são repletas de trilhas, mirantes e rios. Boa parte da natureza da região está protegida sob a forma de parques estaduais e reservas naturais.

Os distritos de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, Rio Bonito e Galdinópolis, por exemplo, estão inseridos em região com muitas cachoeiras, rios límpidos, picos e montanhas com vistas fabulosas que compõe um cenário para apreciar e relaxar na natureza.

Para saborear a culinária da região, siga para o polo gastronômico de Mury, o qual possui estabelecimentos especializados nas cozinhas alemã e suíça. Para acompanhar, experimente as cervejas artesanais, produzidas localmente.
Inclua em seu roteiro visitas às vilas de Lumiar e São Pedro da Serra. Além da natureza intacta e propícia ao ecoturismo, os visitantes são brindados com o charme das lojas e restaurantes locais.

Lumiar e São Pedro da Serra

Lumiar e São Pedro da Serra, são dois dos mais agradáveis e tranquilos distritos de Nova Friburgo. Protegidos por montanhas e Mata Atlântica bem preservada, chamam a atenção pela rusticidade cercada de verde, pela simplicidade charmosa de seus restaurantes e lojas de artesanato e pelas opções de atividades em meio à Mata Atlântica: caminhadas, rapel, passeios de jipe, a cavalo ou de bike. No centrinho de Lumiar, ao redor do laguinho da Praça, existe uma pequena estrutura para atender os turistas nessas opções de lazer.

Distantes apenas cinco quilômetros, Lumiar e São Pedro são complementares. Enquanto Lumiar abriga belas cachoeiras, poços e rios perfeitos para a prática de canoagem, bóia-cross, rafting e banhos, São Pedro capricha nas trilhas e em um suave movimento noturno nos finais de semana, concentrado nos restaurantes.

Em Lumiar, não deixe de visitar o Poço Feio, indicado para quem viaja com crianças, por ser um espaço com águas calmas, bonito e com boa infraestrutura; o encontro dos rios Macaé e Bonito é uma opção para banhos; a bela cachoeira do cânion Indiana Jones é de rara beleza; e os trekkings rumo às pedras Aguda e Riscada fazem parte das aventuras da região. Já em São Pedro, não perca as trilhas, de dificuldade moderada, que ligam a vila aos arraiais de Boa Esperança, São Bento e Vargem Alta. Rio Bonito, um pequeno distrito de Nova Friburgo, distante 17 km da Pousada por estrada de terra, é um destino onde a natureza e as florestas fazem parte do visual e do ambiente.

Atividades de Trekking e Escaladas

O trekking e as escaladas são atividades que muitas pessoas gostam de praticar na região. Os locais ideais e recomendados são:

Parque Estadual Três Picos das Salinas, que está na Reserva Florestal de Macaé de Cima e Pedra do Cão Sentado. As formações menores – 2.260 metros e 2.280 metros – são acessíveis por trilha difícil, de três horas de caminhada e com acompanhamento de guia. Para chegar ao pico maior, de 2.316 metros, somente escalando. A região abriga ainda a pedra da Caixa de Fósforo, acessível depois de duas horas de trekking com acesso pela RJ-130, km 44 (direção Teresópolis).

Reserva Florestal de Macaé de Cima, onde as trilhas de diversos níveis em meio à mata Atlântica conduzem a mirantes naturais. Acesso pela RJ-116, km 70 (direção Niterói).

Pedra do Cão Sentado
A formação rochosa é acessível por trilha de um quilômetro. A caminhada até o topo dura cerca de meia hora e passa por grutas e cavernas. Acesso pela RJ-116, km 92 (direção Bom Jardim).

Pico da Caledônia
Convém poupar energias para o final da caminhada de dois quilômetros – para chegar ao ponto mais alto é preciso encarar uma escadaria de 630 degraus. Vá em dias de céu claro – o mirante natural, a 2.220 metros de altitude, descortina vista panorâmica de boa parte da Região dos Lagos.

Gastronomia em Mury, Lumiar e Nova Friburgo

Comer bem faz parte da programação de Nova Friburgo e região.
Especialmente no distrito de Mury, os cardápios combinam delícias das culinárias alemã e suíça, além de receitas à base de truta. Para amenizar o friozinho da serra, escolha uma mesa perto da lareira e aposte em seu vinho preferido. Também os fãs da cerveja encontram locais perfeitos para degustar centenas de marcas artesanais e estrangeiras.

Algumas das nossas recomendações

Braun Braun

Restaurante tradicional localizado em Mury muito bem frequentado por turistas e pessoas que habitam na região, é especializado na cozinha suíço-alemã e oferece cerca de 300 marcas de cerveja, com destaque para as belgas e alemãs, servidas em um cantinho especial, o Biergarten, ou Jardim da Cerveja. Para acompanhar a degustação, o cardápio traz uma bela seleção suíça-alemã formada por salsichas, croquetes (experimente os de mortadela, de truta e de brie com salame) e pratos típicos alemães como o Eisbein (joelho de porco), salsichas especiais e muitos outros, todos deliciosos.

A carta de vinhos também traz várias opções para você escolher o seu preferido.

Crescente

Restaurante localizado na cidade de Nova Friburgo, é muito concorrido e funciona em uma ampla casa com ambientes acolhedores e mesas nas varandas.

Excelentes pratos, elaborados com receitas equilibradas e saudáveis utilizando produtos da região. Cervejas das melhores marcas, artesanais da região e uma carta de vinhos de bom gosto.

Viva Rô

Tradicional restaurante, localizado em Mury, é frequentado por famílias e casais que encontram espaço aconchegante e pratos saborosos feitos com base na cozinha regional.

Em Lumiar, vários bons restaurantes no centrinho da vila e ao redor do lago. Dentre eles destacamos: Mamma Laila; Ranz Bier; O Italiano; Truta na Pedra; Canto Místico, entre outros.